Atraso de voo

Quais são os pro­ble­mas mais co­muns en­fren­ta­dos por pas­sa­gei­ros em via­gens.

Atraso de voo e os di­rei­tos do pas­sa­gei­ro

É dever da com­­pa­­nhia aérea in­for­mar i­me­­dia­ta­­men­­te ao pas­­sa­gei­ro que o voo irá a­tra­sar, bem co­mo, tam­bém, a pre­vi­são do ho­rá­rio de par­ti­da do novo voo. Essa in­­for­­ma­­ção deve ser a­tua­li­za­da, no máximo, a cada 30 minutos.

A com­pa­nhia aérea de­ve man­ter a­ten­den­tes a dis­po­si­ção dos cli­en­tes pelo tem­po que du­rar o a­tra­so.

Na hipótese de o voo a­tra­sar por mais de qua­tro ho­ras, ao pas­­sa­­gei­­ro é as­se­gu­ra­do o di­rei­to de es­co­lher:

  • Reacomodação em outro voo;
  • Reembolso dos va­lo­res pa­gos;
  • Execução do serviço por ou­tra mo­da­li­da­de de trans­por­te.

A com­pa­nhia aérea tem o dever de as­sis­tir, ma­te­rial­men­te, o pas­sa­gei­ro. A as­sis­tên­cia ma­te­rial con­sis­te na sa­tis­fa­ção das ne­ces­si­da­des do pas­sa­gei­ro e deve ser o­fe­re­ci­da gra­tuita­men­te pela com­pa­nhia aérea, con­for­me o tempo de es­pe­ra:

  • Atraso superior a uma ho­ra: fa­ci­li­da­des de co­mu­ni­ca­ção ao pas­­sa­­gei­­ro;
  • Superior a duas ho­ras: a­li­men­ta­ção, de a­cor­do com o ho­rá­rio, por meio de for­ne­ci­men­to de re­fei­ção ou voucher;
  • Superior a qua­tro ho­ras: ser­vi­ço de hos­pe­da­gem, se hou­ver ne­ces­si­da­de de per­noi­te, e tras­la­do de ida e vol­ta. Se o pas­sa­gei­ro re­si­dir na lo­ca­li­da­de do aero­por­to de o­ri­gem, a com­pa­nhia aérea pode dei­xar de o­fe­re­cer o ser­vi­ço de hos­pe­da­gem, con­tu­do, o tras­la­do de ida e vol­ta é ga­ran­ti­do ao pas­sa­gei­ro.

A com­pa­nhia aérea res­pon­de ci­vil­men­te pelos danos de­cor­ren­tes do a­tra­so de voo, de­ven­do in­de­ni­zar o pas­sa­gei­ro que vier a sofrer pre­juí­zos, ma­te­riais e morais, pela pres­ta­ção de ser­vi­ço de­fei­tuo­sa.

Fale conosco usando o for­mu­lá­rio abaixo ou  ligue para nós no telefone (11) 4765-4056, pa­ra que pos­sa­mos a­na­li­sar o seu caso e de­ter­mi­nar se o seu caso é pas­sí­vel de in­de­ni­za­ção.

Como podemos ajudar?

Relate-nos o problema com o seu voo e, em breve, re­tor­na­re­mos o contato.

Ahumada|Watanabe - Foco em Direito do Consumidor
  • Av. Sen. Vergueiro, 2123 - Conj. 1205-1210
    São Bernardo do Campo - SP - 09750-001
  • (11) 4765-4056
  • (11) 3323-1998
  • contato@watanabe.adv.br
Call Now Button Rolar para cima